Descobri que tenho Diabetes Gestacional. E agora?
- Bruna Rosito
- 8 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Primeiramente vamos entender o que é a Diabetes Gestacional?
Diabetes gestacional é uma resistência a insulina provocada pelos hormônios da gestação. A ação destes hormônios produzidos pela placenta impede a insulina de agir de maneira adequada retirando glicose da corrente sanguínea, o que faz com que as taxas de açúcar no sangue fiquem elevadas (hiperglicemia).
O constante excesso de glicose no sangue pode trazer complicações como excesso de líquido amniótico, risco de parto prematuro, nascimento de bebê GIG (Grande para a Idade Gestacional) além de aumentar o risco de mãe e bebê terem doenças como diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas no futuro.
Após o diagnóstico de diabetes gestacional é necessário que a mulher passe a ter uma alimentação com quantidade de carboidratos controlada, dando preferência aos carboidratos integrais e de origem natural como raízes e tubérculos, grãos, cereais e frutas, além de compor a refeição com fibras, proteínas e gorduras para que haja redução da carga glicêmica e consequentemente redução do impacto dos carboidratos na corrente sanguínea.
Atenção: não se deve retirar todo o carboidrato da dieta, pois ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Gestantes que fazem dietas low carb muito restritas, por exemplo, correm o risco de terem bebês com restrição de crescimento. Resumindo: Apenas deve haver um ajuste de quantidade e distribuição adequada das refeições ao longo do dia, o que deve ser feito por um profissional nutricionista.
Cerca de 85% das mulheres com diabetes gestacional conseguem um bom controle com alimentação adequada e prática de atividade física.
Se você teve o diagnóstico e não sabe como se alimentar a partir de agora entre em contato e agende sua consulta!
Vamos juntas nutrir as futuras gerações!
Um abraço,
Nutri Bruna Rosito
Comentarios